Cultura

Casa da Cultura
- Hoje é um espaço para exposições e também um posto de informações turísticas de Guarapari. O prédio tem mais de 150 anos e já foi sede da Prefeitura, Câmara dos vereadores e cadeia pública. A Casa da Cultura localiza-se na Praça Gerônimo Monteiro, centro de Guarapari.

Velha Matriz - Atualmente a igreja é o Museu Sacro de Guarapari, pecas e imagens de santos do século XVII estão expostos no local. A Velha Matriz fica no Morro da Igreja.


Ruínas da Igreja
- Ruínas de uma igreja dedicadas à Nossa Senhora da Conceição, que nunca foi inaugurada por ter sido local de incêndio. A torre já serviu como cadeia.

Artesanato

Rendas de Bilro - A renda de bilro surgiu na Itália, passou pela França e Portugal. Com a colonização portuguesa, esse artesanato chegou e se espalhou pelo Brasil. Em Guarapari as rendas têm posição de destaque e fazem muito sucesso entre os turistas. Algumas rendeiras utilizam bilro feito de cocoquinhos.

Artesanato em conchas - Vários tipos de artesanato com conchas são feitos em Guarapari. As artesãs fazem bichinhos, cascatas, grutas com as conchinhas e também colares, pulseiras, prendedores de cabelos, entre outros.

Panelas de barro - Os índios utilizam muitos artesanatos feitos de barro, hoje as panelas de barro viraram tradição em Guarapari. As panelas muito usadas para pratos de fruto do mar, e são pintadas com raízes de mangue. Em Guarapari, as paneleiras colocam seu artesanato a venda ao longo da Rodovia do Sol , ou no centro da cidade, na Praça de Artesanato.

Vime e Taquara - Esteiras, tapetes, cestos, peneiras, abajures e até cortinas de vime e taquara são tradicionais em Guarapari. Eles podem ser encontrados na Praça de Artesanato ou no calçadão da Praia das Castanheiras.

Em coco- Botões, prendedores de cabelo, brincos, colares e broches são feitos da casca de coco lixada. Estes produtos podem ser encontrados na orla das praias ou na Praça de Artesanato.

Entalhe em Madeira- No calçadão da Praia das Castanheiras, o artesão Itamar Borges de Souza expõem sua esculturas em madeira. Outros trabalhos do gênero podem ser encontrados na Praça de Artesanato.

Barco em Miniatura- Em Enseada Azul, o artesão Davi Almeida expõem seus barcos em miniatura, feitos com madeira de camará. Ele constrói barcos, canoas baleeiras e traineiras, com ou sem motor.

CASA DO ARTESÃO - Estão expostos trabalhos de 40 artistas de Guarapari. Entre eles, artesanato em conchas, palha, renda de bilro, barro, crochê, madeira, cestaria e muitos outros. A Casa fica na Rua Joaquim Silva Lima, 433, tel:(0xx27) 3261-1889 e funciona das 11:00 às 22:00 h, no verão. Não deixe de conhecer.